Review: Como Fazer um Diário em Tópicos & Diário Em Tópicos (Guia Prático)

Já faz um tempo que eu tenho postado sobre Bullet Journal aqui no blog; comprinha, itens e tudo mais! Apesar de já fazer 9 meses que conheço o método, eu ainda acho que eu não sei tudo ou estou precisando de inspirações! Então resolvi comprar os dois livros abaixo, que é uma mão na roda para quem está começando a utilizar esse método maravilhoso.
Como Fazer um Diário em Tópicos - a.Craft
O primeiro deles é o livro da A.Craft Como Fazer um Diário em Tópicos, ele é bem simples e direto ao ponto. Nos dá uma noção mais rápida dos principais assuntos relacionado à Bullet Journal como: lettering, doodle e layouts. Para quem está começando, este livro pode ser bem mais prático do que o segundo para entender rapidamente a base do método Bullet Journal e começar a andar com as próprias pernas.
O livro é bem auto didático em todas as suas seções. A primeira delas é de como fazer "aquelas letrinhas bonitinhas", também conhecidas como lettering. Ele lhe explica o que é lettering, os materiais necessários como segurar a caneta, controle da pressão, e como treinar os primeiros rabiscos, e claro tem um espaço para praticar tudo que o você aprende!
Em seguida, entramos na metodologia Bullet Journal em si, onde é explicado de forma clara e objetiva, cada uma das principais seções que compõe o método (Indicie, Future Log, Log mensal...) e alguns tipos de coleções. Ao final temos uma palinha, com alguns doodles, para você treinar.
Como eu disse, o livro é bem simples e objetivo em ensinar a como se organizar; é quase como um passo-a-passo mesmo. Junto com o livro também vem um caderno pontilhado, que você pode utilizar para começar de fato o seu bujo, seguindo as instruções do livro. E apesar desse conjunto maravilhoso, eu achei o livro um pouco caro, eu paguei R$ 46,00.
Quer comprar?

Diário em Tópicos Guia Prático - Rachel Wilkerson
O segundo livro, é o Diário em Tópico (Guia Prático) da autora Rachel Wilkerson. Ele se tornou muito popular entre os "bullet journalist", e em todo o perfil do instagram sobre Bullet Journal que eu sigo aqui do brasil, lá está o livro. Ele se alastrou rapidamente como se fosse um vírus! E não é para menos, o livro é bem detalhista ao explicar o método Bullet Journal. Ele trabalha com a ideias de juntar um diário, uma lista de tarefas e uma agenda num lugar só, ou seja, o Bullet Journal.
O livro é tão gostoso de ler, que eu li duas vezes seguidas. Ele tem uma narrativa bem descontraída e divertida, é quase como se estive conversando com sua melhor amiga sobre o assunto. A autora fala de suas próprias experiências com o bujo, como se estivesse escrevendo em um diário; (em tópicos?). Ele começa do básico e vai aprimorando a cada seção do método, inclusive dando exemplos de layout lindíssimo! Eu até marquei alguns que me chamaram a atenção para tentar depois.
Eu achei o livro bem completo. É como se fosse aquele livro essencial quando se entra na "faculdade dos bujos". Meus horizontes se expandiram quando eu o li, e ficou mais claro para mim, alguns pontos do método que eu ainda tinha dificuldade em compreender. O livro é muito bem-acabado e possui até um marcador de página, e também algumas páginas extras ao final para treinar o que foi aprendido. E o melhor de tudo, sem dúvida é o preço, quando eu comprei ele custou R$ 23,90, achei que foi um bom investimento. Se você pensa em começar um Bullet Journal, eu imensamente recomendo este livro antes de começar o bujo, certamente lhe dará uma base bem solida sobre o método, no entanto, é claro que também vale arriscar como eu fiz!
Quer comprar? 

Tecnologia do Blogger.