22 de novembro de 2017

Top 10 Of Metal: Ayreon + 3 Star One Bonus

Você já ouviu falar de Ayreon? Se você conhece artista como Floor Jansen, Russell Allen, Anneke van Giersbergen provavelmente sim! Ayreon é um projeto no estilo metal opera conduzido pela multi instrumentista Arjen Lucassen. Na verdade eu o conheci através de seu outro projeto, chamado Star One. Eu estava começando a escutar esse tipo de música por meados de 2003-2004, e uma das primeiras banda que está escutando era o After Forever, como já contei aqui algumas vezes. Meu primo me emprestou o DVD do projeto, "Live On Earth", dizendo: "aquela mulher do AF canta aqui!" Logo fiquei empolgada, pois poderia ver a performance de Floor ao vivo! Na época lembro que fiquei um pouco desapontada, porque a Floor quase não aparece. Ela fica maior parte do tempo no canto escuro e não da pra vê-la com nitidez. Contudo, eu adorei o DVD, lembro que ficava ouvindo em loop. Eu gostei das músicas pois elas tem um toque "espaço sideral", e como eu gosto de astronomia, já sabe né! 
Pois bem, neste DVD, há músicas projeto Ayreon também, fora isso, eu nunca acompanhei as outras músicas de projeto desde então. Por fim a hora chegou, e eu pude conhecer o projeto mais a fundo. Os álbuns tem uma história maravilhosa de, espaço sideral, outras raça, o uso da tecnologia pela humanidade... bem cada álbum merece um post especial, quem sabe logo!
Uma das canções que mais vem sendo tocado na minha playlist, é "Evil Devolution". Essa foi a primeira que eu diz "uau!". Na verdade aqui no primeiro lugar há um empate técnico, porque, "My House On Mars" também é maravilhosa. Sua sonoridade retrata bem a vida de um homem em marte, você fecha os olhos e consegue imaginar todo o ambiente relatado por Johan Edlund e Floor Jansen.
Saindo do empate, a seguinte é "Computer Eyes" , bem como eu praticamente respiro computador, pois eu trabalho com isso, é onde eu passo maioria do tempo. Então o seu olhar está sempre em mim. Mas falando da canção, eu gosto dela pois tem elementos eletrônico misturado, (algo que Arjen faz muito bem) e ela tem uma pegada de "anos 70/80", assim como as outras canções do mesmo álbum. 
"Eye Of Ra" é minha canção favorita do Star One. Ela é sobre o filme Stargate. Bem eu não vi o filme, mas resumidamente, o filme fala sobre um portal que é encontrado nas pirâmide de Gizé que levam para outro planeta. Sempre gostei dessas teoria do Egito está relacionado a extraterrestres. Além disso, a música mistura "sonoridade egípcia" com guitarras pesadas.
Logo no começo, percebemos que "Everybody's Dies", é referente uma catástrofe eminente. Isso por no contexto do álbum, o planeta está chegando ao fim, então todos vão morrer, e não escapatória. Eu gosto da dinâmica da canção. As falas vão trocando rapidamente entre os vocalistas, enquanto seguem o fluxo rápido das guitarras.
Eu gosto muito da sonoridade de "Eyes Of Time", eu gosto como guitarras vão e voltam. Ela uma das poucas canções do álbum "The Final Experiment" que é puramente metal, já que maioria das outra canções tem toque folk, devido ao ambiente da história do álbum ser na idade média.
O álbum "Universal Migrator" é excepcional, em sua duas partes. Eu adoro como história do álbum é inicia em "Universal Migrator" Pt1 - The Dream Sequencer, e encerrada em "Universal Migrator" Pt1 - The Flight Of Migrator. Em "To The Solar System", o colonista chega ao nosso sistema solar, especificamente na Terra. Porém ao fim da viagem majestosa, o programa The Dream Sequencer falha, e tenta trazer o pobre coitado de volta à consciência sem sucesso. Como eu disse, a música consegue trazer á nossa imaginação, o quão majestoso seria está voando no espaço sobre o nosso planeta azul, e alegria de estar voltando para casa. E assim seguimos para o fim, em "The New Migrator", onde a última alma restante, voltar as ser o que era, tornando assim o novo migrador. O som de mistério típico de filmes de viagem no espaço abre a canção para em seguida dar a glória do renascimento na nova alma.
Mais uma canção bônus para esta lista, "Songs Of The Ocean", também é do projeto Star One e também fala sobre um filme, Star TreK IV. Mais uma vez, eu gosto da dinâmica entre o vocais na canção. O destaque desta vez, é para o baixo nas partes cantadas por Robet Sorebook.
Com bastante sonoridade medieval, The Charm Of The Seer, é uma música leve pela qual que eu geralmente não me interessaria, mas seu refrão contagiante e canto lírico que encerra a canção realmente me pegaram! 
Eu também gosto da dinâmica de "Aquatic Race", com vocais intercalando e a guitarra não deixar você para de bater a cabeça.
"Into The Black Hole" é como uma canção clássica para mim. Em sua versão original é cantada por nada mais nada menos que Bruce Dickinson. Está canção também está no DVD do Star One, porém canta por Damian Wilson, que a conduziu muito bem. Eu lembro que de início não gostava dessa canção, por ser muito longa, e as parte vocais serem pequenas, eu sempre pulava ela no DVD. Mas com o tempo com o tempo eu aprendi a apreciar mais profundamente sua sonoridade. Ela remete a sensação de se estar realmente dentro de um buraco negro, eu acha deve ser exatamente assim!
E para fechar, "intergalactic Space Crusaders", também do Star One, porém está é sobre a séries britânica de TV Blake's 7. A série é sobre as viagens interestelares de um grupo renegado de criminosos. Essa é outra que tem uma dinâmica bem legal entre os vocalista, alternando um com  outro. Além disso a música tem um ritmo bem contagiante.
Ayreon possui todos os tipos de elementos que eu aprecio, história interessante, metal progressivo de qualidade, vocalista excepcionais de vários outras banda, além de elementos instrumentais diversificados que traduzem para o ouvinte exatamente a história contada pelas canções.Então você também gosta de todos esse elementos, tenho certeza que você irá se apaixonar por este grande projeto! Deixe me saber nos comentário quais suas canções preferidas eu vou adorar saber!!

Through Lucy Eyes

Template por Butlariz Modificado por Lusy Oliveira