17 de maio de 2017

Meu Bullet Journal


Mês passado durante as minhas férias, eu estava procurando uma forma de fazer um diário, fosse personalizável e que se adaptasse às minhas necessidades. Pra quem não sabe, eu adoro agendas e essas coisas de papelaria. E eu gosto de registrar na agenda os acontecimentos durante o ano, e algumas outras informações como horóscopo. Bem eu não achei tal coisa, pelo menos não do jeito que eu esperava, mas eu conheci o Bullet Journal. 
Bullet Journal ou Bujo é um método de organização analógica criado por Ryder Carrol, onde você pode organizar sua vida pessoal, escolar e trabalho, e o melhor de tudo, é que é personalizável, ou seja, você constrói conforme a sua necessidade, essa que é a parte divertida!
A princípio, eu pensei que não funcionaria tão bem para mim, porque eu não tenho muitas coisas para gerenciar mas, conforme eu fui fazendo, percebi que há muitas coisas que eu quero registrar. Começar é  difícil devido a isso, mas depois que você começa tudo flui naturalmente. Eu comecei de um jeito, e depois eu não gostei então comecei de novo, no caminho acontecem alguns erros, mas isso não é um problema, faz parte do processo! Há um site oficial do método, onde você pode encontrar os primeiros passos para começar o seu Bujo. Uma dica muito boa, é procurar inspirações no Pinterest, Tumblr e no Instagram, foi assim que comecei, eu vou deixar em cada seção as minhas pasta do Pinterest com várias ideias que fui coletando para fazer o Bujo.

Eu comecei  meu no meio do mês de Abril, e essa é outra característica interessante desse método, você pode começar quando você quiser, não precisa esperar chegar o janeiro de 2018 para começar a fazer o seu. No entanto, como eu sou bem metódica, eu vou fazer o meu até dezembro deste ano, e então iniciar um novo em Janeiro! Outro detalhe importante, é que você não precisa ter um caderno específico para o método. Você pode utilizar, um caderno qualquer que você tenha e não utilize mais, contudo, há alguns cadernos que são indicado para o Bujo, que maioria das pessoas utilizam como, Moleskine e o Leuchtturm1917. Eu comprei um caderno que parece com esses dois que citei, porém com menos páginas e pautado, depois eu percebi que com pauta não ficava muito legal para fazer desenhos, então comprei esse aí da imagem da capa que é muito mais a minha cara.
A estrutura padrão diz que podemos começar com um dos módulo chamado de Key, que são as legendas de suas organizações. Há pessoas que colocam ela na primeira página (como eu fiz),e outras que coloca ela depois do Index.

O próximo é o Index ou Índice, onde você sumariza as seções do seu Bujo para que você encontre facilmente o que precisa. Eu fiz bem simples.

Depois temos o Future Log, que é uma visão dos compromissos, datas importantes e programações ao longo do período contemplado pelo Bujo. No meu caso esse período vai de Abril a Dezembro de 2017.

Depois do Future Log, eu escolhi começar com a parte das coleções, há pessoas que colocam algumas coleções mês a mês ao até mesmo junto com o Daily Log, que vamos ver mais a frente. Aqui eu coloquei os filmes que quero ver e as séries que estou acompanhando, que são seções conhecidas como Movie Tracker e Serie Tracker. Para quem gosta de ler (não é muito o meu caso), também existe o Book Tracker. No Movie Tracker, eu coloquei alguns filmes que eu quero assistir, e quando eu os assisto, eu coloco a data. Já o Serie Tracker é bem mais interessante. Eu fiz um pouco diferente dos modelos que eu vi por aí. Eu coloquei a séries que estou vendo, com a data que comecei e quando vou terminar, o status e abaixo separado pelas temporadas, conforme vou assistindo ao episódio eu vou colorindo os quadrinho do respectivo episódio.


Em seguida eu decidir fazer o Level 10 Life. Nesta coleção, você escolhe 10 áreas da sua vida que você quer avaliar, no meu caso são:
Família
Finanças
Carreira
Diversão
Saúde
Desenvolvimento Pessoal
Espiritualidade
Amor
Ambiente Físico

Sim, faltou a décima, eu não consegui pensar em mais nada então ficou sem por enquanto! Depois de escolher as áreas, e você dá uma nota em relação o quanto você se sente satisfeito em cada uma delas, e depois escreve uma meta ou um ponto que você quer melhorar em cada área. No meu caso, para Espaço Físico eu dei a nota 8, então eu colori o nível no círculo até o 8, com sua respectiva cor. Eu fiz um círculo, mas aconselho a fazer barras ou algo do tipo, é muito difícil fazer o círculo se você não tiver o compasso ou uma régua neste formato.

E por fim chegamos em Abril! eu gostei de fazer um capa temática para cada mês. Como Abril é o mês do meu aniversário eu fiz balãozinho.

Para cada mês, eu decidi criar a seção de memórias do mês neste formato poraloid que vi Pinterest, muito fofo!

Agora temos a parte do Habit Tracker, onde você registrar e acompanhar seus hábitos durante o mês. Essa parte também depende da pessoa. Algumas fazem no Weekly Log ou até mesmo no Daily Log. Como eu prefiro uma visão mensal, eu a fiz numa seção separada. Aqui eu acompanho alguns dos meus hábitos, como por exemplo, os dias que eu passei com os meus cachorros (Dog Walk), que está sinalizado com a cor marrom. Ah! Você pode escolher os hábitos que você quer acompanhar, não precisa ser iguais os meus.
Logo abaixo temos Mood and Sleep Tracker, que na verdade era para ser Water and Sleep Tracker, eu errei, mas no mês de maior eu já fiz correto. Aqui acompanho o meu humor (mood) e as horas de sono (sleep) em cada dia durante o mês.

Como eu errei no Mood And Sleep Tracker, então tive que fazer o Water Tracker separado. Nele eu sinalizo quantidade de água que eu bebi em cada dia. Na outra página eu coloquei os aniversário do mês, por enquanto só tem o meu!!!

Aqui começa de fato a sua organização. No meu caso eu fiz apenas o Daily Log, mas também existe o Monthly Log que é visão do mês (algo parecido com o Future Log) e também o Weekly Log que é separada por semana. Você pode fazer todos eles, ou apenas um ou outro. Eu fiz apenas o Daily, pois eu não tenho necessidade de todos, pois a minha demanda não é tão alta. Lembra que eu disse que erros fazem parte do processo? Então, note que abaixo há duas sexta-feira, (friday friday), deixei errado mesmo, porque senão ia ficar pior!!

Para fechar Abril, eu fiz uma listinha das coisas que eu queria fazer/comprar tanto pessoais como no blog durante as férias.

Agora vou deixar um pouco de Maio com vocês. É basicamente as mesmas coisas de Abril, com algumas diferenças. Como Maio é mês das mães, eu fiz a capa com desenho de rosas. Em Maio também comecei o com Desafio 30 dias de Mudanças, inspiração tirada Blog Serotonina. O desafio é para mudar seus hábitos durante os 30 dias. Eu coloquei algumas coisa que eu tenho preguiça de fazer. O layout do Daily Log também está diferente, eu estou tentando achar um que eu goste, ai cada mês faço de um jeito!




Se você gostou e também ficou interessado, vou deixar abaixo, alguns links de sites interessantes sobre Bullet Journal, nos quais eu busquei ajuda e inspiração, e que podem ser bem úteis.

Through Lucy Eyes

Template por Butlariz Modificado por Lusy Oliveira