10 de novembro de 2013

Diabomon e o Bug do Milênio

Todos já devem ter ouvido falar do Bug do milênio ou, também conhecido por (Y=Year “ano” e 2K=2000). Foi um problema previsto de ocorrer nos softwares de computador nos anos 90, principalmente naqueles desenvolvidos em Cobol que usavam abreviação de datas para economizar espaço de memória/armazenamento. Com isso as datas eram representadas com dois dígitos para o ano. Sendo assim o software entendiam que teria o “19” para completar o ano, formando assim “1999”. Então na virada, quando tivéssemos “00” (de 2000), o computador entenderia que estaríamos no ano de “1900”. Isso ocasionaria muitos problemas, principalmente em questões financeiras, como boletos com atrasos de 100 anos com juros altíssimos!


Fonte: wikipédia


Mas afinal o que isso tem a ver com Digimon? Bem... No filme,  Bokura No War Game, o nosso Bug do Milênio, é representado pelo Digimon “Diabomon”. Ele surge na rede devido a vários bugs de diversos computadores no mundo, como um digi-ovo, é identificado por Izzy como sendo um Digimon.
O misterioso Digimon evolui rapidamente literalmente “comendo” os dados da rede até que começa a causar problemas semelhantes ao que poderia ocorre com nossos Bug do milênio. Pessoas estão no supermercado e os preços dos produtos ficam repentinamente altos, na casa de 100000 de Yens. Além disso, ele também causa congestionamento nas linhas de telefone do Japão e depois de escapar da rede do Japão dispara um míssil no EUA, dando as crianças apenas 10 minutos para derrota-lo.



Por fim, nosso vírus Diabomon é derrotado no último minuto com a ajuda de Omegamon e tudo volta ao normal. Para nós do mundo real, também houve certo final feliz, apesar da onda de pânico que se gerou, não ocorreram muito problemas, já que houve uma corrida para que os softwares fossem atualizados antes da virada do ano.  Eu particularmente acho muito interessante quando os animes se baseiam em com “reais” que conhecemos, para mim essa é uma for muito mais empolgante de aprender as coisas, você fica com vontade de procurar e descobrir o que é aquilo. Eu tenho muito mais a fala sobre esse filme, mais vou deixar isso para o próximo post. Até lá..

Through Lucy Eyes

Template por Butlariz Modificado por Lusy Oliveira