22 de janeiro de 2013

30 Days Epica Challenge



O Desafio foi lançado e finalmente decidi iniciar o "30 Day Epica Changelle". Eu não poderia iniciar com outra banda que não fosse o Epica, minha favorita. Ainda não postei nada sobre o Epica aqui, será a primeira vez, então esse vai ser um ótimo jeito de vocês conhecerem essa maravilhosa banda e seu magnífico trabalho.

Epica é uma banda de Metal Sinfônico de origem holandesa nascida no final de 2002, após a saída de Mark Jansen da banda After Forever. No início o Epica se chamava Sahara Dust e tinha como vocalista Helena Michaelsen, que logo depois saiu dando lugar a nossa amada Simone Simons. Em 2003 é lançando o primeiro álbum "The Phantom Agony", com destaque para a faixa "Cry For The Moon" e "Façade Of Reality" que aborda os atentados de 11 de Setembro.
Em 2005 chega o álbum "Consign To Oblivion" que fala sobre a cultura maia, com destaque para as faixas "Solitary Ground" e "Trois Vierges" que conta com a participação do ex-vocal do Kamelot Roy Khan. Em 2007 é lançado o álbum "The Divine Conspiracy" que teve como convidado o guitarrista Sander Gommans (ex-After Forever) participando com seus vocais guturais na faixa "Death Of A Dream" e encerrando o conceito "Tha Embrace That Smothers". E em 2008 é lançado o álbum ao vivo "The Classical Conspiracy" junto de um orquestra e coral e não apenas representando canções do Epica mais também peças clássicas de Mozart, Dvořák, Verdi, Orff, Prokofiev, Grieg e Vivaldi.
Em 2009 foi lançado o álbum Design Your Universe, com a temática de que todos estamos ligados a nível subatômico e que podemos influenciar o mundo através dos nossos pensamentos, e continua nele o conceito A New Age Dawns. E por fim em 2012 temos o quinto álbum Requiem For The Indifferent.
Inicio: 22/01/2013 - Fim: 21/02/2013

Day 1 - Your favorite song from "The Phantom Agony"

The Phantom Agony é o álbum de estréia do Epica e é a continuação da saga “The Embrace That Smothers” iniciada no Álbum “Prison Of Desire” da ex-banda do guitarrista Mark Jansen, After Forever. E é dele que veio a primeira música que eu ouvi do Epica. Apesar disso ele não é o meu álbum favorito deles, isso veremos mais a frente. Façade of Reality faz parte de uma coletânea (creio eu não oficial), que uma amiga me emprestou que também conta com várias bandas do estilo, até aquela época mais conhecido como Gothic Metal. Esta música aborda os acontecimentos de 11 de Setembro. O Coral no início é maravilhoso e foi o que me conquistou. Apreciem e acompanham com a letra, a primeira obra prima do Epica!

Day 2 - Your favorite song from "Consign To Oblivion"

Consign To Oblivion é o segundo álbum do Epica e é sobre a cultura Maia e é nele que se inicia a saga “A New Ages Dawn”. Gosto de “The Last Crusade” pelo começo com o coral em latin (marca registrada do Epica na minha opinião). E também por que ela dá a impressão de uma musica do tipo marcha, como se um tropa estivesse marchando em direção a uma batalha. É uma música bem simples mais muito boa na minha opinião!

Day 3 - Your favorite song from "The Score"

Esse é um álbum de músicas instrumentais do Epica, sendo parte da trilha sonora do filme holandês Joyride. Para falar a verdade quase não escuto. Ele também conta com versões diferentes de musicas do álbum “Consign To Oblivion”, como a versão solo de ‘Trios Vierges’, que no álbum “Consign To Oblivion” é cantada em dueto com Roy Khan (Ex-vocalista do Kamelot), e uma versão diferente de Solitary Ground e Quietus.

Day 4 - Your favorite song from "The Divine Conspiracy"

Vocês não imaginam como é difícil escolher uma música favorita do seu álbum favorito! Há três músicas principais que me deixam na cruel dúvida sendo elas: “The Obessessive Devotion”, “Chasing The Dragon” e “Fools Of Damnation”. Então para essa pergunta do desafio, eu escolhi “Fools Of Damnation”. Uma das coisas que me fez apaixonar pelo Epica, é eles usarem muitos elementos que aqui vou os chamar de “sons árabes”, nas suas canções (escutem “Fools Of Damnation” ou “Seif Al Din”) e entenderam. Além de ser uma faixa bem longa (com pouco mais de 8 minutos), é que o Epica sempre faz canções longas e eu adoro todas elas, este foi outro motivo que me fez gostar tantos deles. O Álbum “The Divine Conspiracy” encerra o conceito “The Embrance That Smothers” iniciado no álbum “Prison Of Desires” como já dito anteriormente.

Day 5 - Your favorite song from "Design Your Universe"

Acho que já comentei sobre a minha paixão pelas canções longas do Epica, a única exceção é a faixatitulo do álbum anterior “The Divine Conspiracy”, que não me agradou muito. Isso não ocorre só com o Epica, mais com outras bandas também, a primeira música longa que ouvi fui “Shine On You Crazy Diamond” do Pink Floyd, mais gosto mais da “Sheep”. Mas voltando ao Epica, (rsrsrsrs), Kingdom Of Heaven é uma música incrível, pra mim, é a melhor música longa que o Epica já fez. Ela começa com um coral Tibetano sinistro rsrsrs... O álbum lida com as novas descobertas de física quântica e nesta música com experiências de pós-morte. Não me atrevo a dizer que é nesse álbum que se encerra a saga“A New Ages Dawn”, pois eu não vi ou ouvi dizer nada sobre isso, apesar de que no último e recente álbum “Requeim For The Indifferent” não foi usado nada do tipo como nos anteriores. No vídeo abaixo o próprio Mark fala mais sobre a música, inclusive que a música foi dedicada a sua avó que faleceu em 2009. Há uma tradução do vídeo neste blog : aqui.

Day 6 - Your favorite song from "Requiem For The Indiferrent"

Esse é o mais recente trabalho do Epica e fará 1 ano daqui a dois mês. Inicialmente não gostei muito, pois o vocal da Simone não está como no outros álbuns. Mas isso é questão de costume né, ainda mais quando você gosta realmente da banda. Um novo trabalho sempre trás expectativa e você fica ansioso. Esse foi o primeiro álbum que eu acompanhei tudo de “perto”, eu estava por dentro de tudo que eles postavem na internet e em redes sociais. Enfim vamos a música… Serenade Of Self Destruction teve problemas logo no lançamento, sendo que em algumas versões do disco “Requiem For The Indifferent” (inclusive na versão digibook, que foi a que eu comprei ¬¬), ela veio sem a mixagem dos vocais de Mark e Simone, quase uma instrumental da música apenas com as partes do coral. Por isso, de inicio, não cheguei a escutar muito ela. Mas depois comecei a escuta-la e se tornou minha favorita do álbum. Gosto principalmente do coral logo no início e no meio da música, quando ele pare ser feito só por homens. Serenade Of Self Destruction teve a letra escrita por Simone. Em uma entrevista que li ela diz que a letra é inspirada na cultura japonesa, nos samurai. A Letra é sobre suicídio visto de diferentes perspectivas culturais, como para o samurai serve para preservar sua honra. A Entrevista pode ser lide aqui

Day 7 - Your favorite live version of a song

Assistindo alguns vídeos por ai encontrei esse. Não é só por que foi do show aqui no Brasil, mas "Tides Of Times" realmente é um musica incrível, é a balada mais linda que o Epica já fez, nem a recente Delirium, derruba ela (na humilde opinião rsrsrs). Eu escolhi ela por que já ouvi muito gente dizer que a Simone canta muito mal esse música. Vendo esse vídeo eu até arrepiei, ela está perfeita. Eu li em alguma entrevista (não me lembro onde, vou procurar...), que esta música era para avó de Simone que se não me engano faleceu um pouco antes do lançamento do álbum “Design You Universe”.

Day 8 - A song that reminds you of someone

Essa música me lembra alguém muito especial que fez parte de minha vida, e reflete bem os acontecimentos. Esse música fala é sobre o termino da relação de Mark e Simone, que namoravam no inicio do Epica. Mas decidiram continuar no Epica, por que era algo que eles amavam muito e era muito importante para eles. Isso também é retratado na música “Our Destiny”.

Day 9 - A song that reminds you of somewhere

Pode parecer engraçado, mais “Quietus” me lembra tempo da idade média, sempre quando a escuto me vem a imagem de camponesas dançando envolta de uma fogueira ao ritmo de “Quietus”. Inicio dela me lembra sons de flautas tocada naquela época, pelo menos é o que eu já vi em muito filmes....rsrsrsrs

Day 10 - A song that you know all the words to

Isso vem de uma época de escassez de músicas. Eu tinha apenas o álbum “The Phantom Agony” completo e o “Consign To Oblivion” faltado algumas musicas e do meu favorito “The Divine Conspiracy” eu tinha apenas “Chasing The Dragon”, “Menace Of Vanity” e “Never Enough”. Eusempre escutava muito esse trio, mais especialmente Never Enough, (ainda hoje ela sempre está na minha playlist) a letra dele é bem fácil, mais requer muito tempo de ensaio kkkkkkkkk.....

Day 11 - Your favorite rare track (A new song only featured on a single)

High Higher faz parte apenas de uma edição especial do álbum “The Divine Conspiracy”. Ela foi última musica que encontrei pra baixar e também demorei em escuta-la. Ela me trás uma sensação boa que sinto não poder descrever aqui.

Day 12 - Your favorite full-length album cover art

Isso vem de uma época de escassez de músicas. Eu tinha apenas o álbum “The Phantom Agony” completo e o “Consign To Oblivion” faltado algumas musicas e do meu favorito “The Divine Conspiracy” eu tinha apenas “Chasing The Dragon”, “Menace Of Vanity” e “Never Enough”. Eusempre escutava muito esse trio, mais especialmente Never Enough, (ainda hoje ela sempre está na minha playlist) a letra dele é bem fácil, mais requer muito tempo de ensaio kkkkkkkkk.....

Day 13 - Your favorite single/EP cover art

Bem deste não há muito que dizer, Solitry Ground tem uma capa muito bonita.

Day 14 - Your favorite music video

Unleashed é um grande vídeo, de todos é o melhor e a música também não fica para trás. Não sei da história por trás desse clipe, vou apenas descrevê-lo aqui. Um homem a todo o momento do clipe é perturbado por pessoa que parece que apenas ele é capaz de vê-las. Essas pessoas são os integrantes do Epica, e ele é principalmente perseguido por nossa querida Simone. Não importa aonde ele vá, eles sempre estão lá o observando. Uma parte muito engraçado (kkk), é quando ele está chegando no limite, ele está no banheiro lavando o rosto quando nossa querida Simone aparece para ele. Ele coloca as mãos na cabeça como se já não aguentasse mais aquela situação e aqueles indivíduos o perseguindo. Tanto que no final do clipe, ele fica completamente louco e aparece numa espécie de sanatório. E adivinhem só, quem são os seus enfermeiros!!!

Day 16 - A song that you used to love but now hate

Lembra-se da escassez de música que mencionei no post anterior? Pois bem isso é uma consequência daquela época. Como explicado naquele post, não tinha todos os álbum do Epica completos e naquela época o que eu mais gostava era o “Consign To Oblivion”. Eu escutava “Dance Of Fate” que nem uma louco, acabou que hoje eu não a escuto mais, mas não por que eu a odeio e sim por que enjoei...

Day 17 – A song that you used to hate but now love

Também da época de escassez de músicas, quando escutava o álbum “Consign To Oblivion” sempre passava direto pela faixa-título. Hoje em dia pode se dizer que tem aparecido com mais frequência na minha playlist. Novamente digo, não é questão de odiar, é só uma música que não tinha muito costume de escutar, mais ás vezes acontecem coisas que faz você ter um interesse por elas. e então você passa a dar mais atenção.

Day 18 - A video of your favorite live performance from a DVD



Day 19 - Your favorite acoustic version of a song

Eu não era muito com a cara de “Run For A Fall”, por que acreditem, é mais fácil listar as músicas que menos gostamos do que as nossas favoritas, pelos menos para mim. Mas a versão acústica de “Run For A Fall” realmente me fez reconsiderar a questão, e mais ainda quando ouvi a versão cantada em alemão “Falsches Spiel”.

Day 20 - Your favorite single

Os singles do Epica costumam ser bem simples, tendo apenas a faixa-título do single e pronto. Se olharem a discografia, apenas os singles mais antigos são mais incrementados. Escolhei “Storm The Sorrow” por que ela é uma música bem simples, assim como “Never Enough”, a letra é fácil e rapidinho a gente aprende o refrão.

Day 21 - A Epica lyric that describes you

“Nostalgia” não me descreve totalmente. É mais porque eu sempre ficou lembrando da alguns bons momentos da minha vida (principalmente infância), que se passaram e não voltarão mais. É mais ou menos do que fala a música.

Day 22 – A song that you consider as a hymn of band.

Sem dúvida essa é uma música que não vai sair tão cedo do setlist do Epica. Ela é sempre muito aclamada e esperada no shows, eu particularmente já meio que enjoie de tão ouvi-la em tudo quanto é lugar. Mas quando se fala em Epica, a primeira musica que lhe vem a cabeça com certeza é essa.

Day 23 - A song featuring a guest vocalist that you love

Como eu já disse há algumas posts atrás, “Trois Vierges” é cantada em dueto com o ex-vocalista da banda Kamelot Roy Khan. O dueto é perfeito e as vozes se encaixam bem e aderem bem o clima da musica. Ela também foi escrita para o filme holandês Joyride.

Day 24 – Your Favorite Instrumental Song

Eu gosto muito quando banda faz algo bem diferente, claro que não saia tanto do estilo. E é o que eu acho de“Purushayita”, a batida da bateria faz ela parecer com musica eletrônica (o mesmo pode-se dizer de “The Fallacy”). Ela também me lembra uma música de um jogo antigo de computador chamado Unreal.

Day 25 – Your Favorite Cover of a song

Esse cover ficou perfeito. O modo como a voz da Simone foi colocada deixou a música quase parecida com a original. “Replica” é um cover da banda de Death Metal “Fear Factory”. Eu não sou muito deouvir Death Metal (com exceção do Arch Enemy), mais depois de ouvir o cover do Epica, eu passei a escutar “Fear Factory”.

Day 26 - A favorite Epica promotional photo



Day 27 - Your favorite demo recording

Acho que outra pessoal escolheria “Cry For The Moon”. Mais por ela já ser quase que como o hino do Epica (está sempre nos setlist do show ¬¬), eu escolhi “Illusive Consensus”. Inicialmente cantada por Helena Maeccj, a vocalista inicial do Epica, e não mudou muito depois da entrada de Simone. Eu não sei por que mais sempre que ouvir essa música ela me dava medo...kkkkkkkkkk vai entender....

Day 28 – Your favorite Epica album and why

Não é mais segredo para ninguém que “The Divine Conspiracy” e meu álbum favorito. Agora o porquê é bem difícil, simplesmente gosto kkkkk... Mais acho que neste al´bum o Epica ficou mais pesado, a voz de Simone está mais leve e pelos elementos usados na musica, como os já ditos “sons árabes” de Fools Of Damnation.

Day 29 - Your favorite song and why

Como eu já disse anteriormente, é mais facil escolher as que a gente menos gosta do que a favorita. Mais uma coisa é certa, ela faz parte do “The Divine Conspiracy” (kkkk de novo), escolho agora “The Obssessive Devotion”, agora dizer o por que, ai já tá apelando....kkkkkk

Day 30 - Your favorite gig and why

Bem eu não poderia deixar de escolher logo o que eu fui, o meu primeir show do Epica em 29/09/2012. Data que ficará marcada

Through Lucy Eyes

Template por Butlariz Modificado por Lusy Oliveira